Será o RP o link perdido na estratégia de SEO?

Pergunte a qualquer gerente de marketing, ou dono de negócio, o que eles buscam conquistar e chances existem de ele te dizer que querem ver seu site ocupando a posição top do google. De construir um brand awareness até gerar leads e vendas, isto é visto como o Santo Graal do marketing digital.

Reconhecer a importância da estratégia de SEO, muitos estão dispostos a gastar grande parte de seus budgets para melhorar seu rankings nos mecanismos de busca e eles frequentemente olham para as agencias digitais para obter esta entrega. Mas sem um aperto completo dos processos, eles podem acabar arando dinheiro em campanhas ineficazes e caras.

Talvez o maior inconveniente de uma abordagem puramente dirigida a SEO esteja no fato de que esta raramente produz o conteúdo de alto calibre necessário para empurrar um site até os rankings, e este é o lugar onde PR pode ser um grande trunfo.

Aqueles que trabalham com RP são adeptos do conhecimento do que as pessoas querem ler enquanto estão atentos também às nuances de tom e estilo. Eles criam conteúdos que geram engajamento para marcas diariamente e podem gastar anos cultivando relacionamentos com contatos de mídia para garantir a cobertura de seus clientes. Por assegurar conteúdo em sites de grande autoridade, particularmente se este inclui um link de retorno, eles estão, quase acidentalmente, ajudando o melhoramento a visibilidade online da marca e seu posicionamento de SEO.

Por outro lado, profissionais de SEO podem achar difícil gerar bons links, o que é a razão pela qual tantas agências falham em métodos testados e aprovados, como uma rápida vitória em um site de má qualidade. Construção de links é uma atividade que consome muito tempo e não é frutífera sem a existência de um bom relacionamento com jornalistas ou bloggers. Muitos na indústria ficam felizes em enviar um email genérico pedindo um link de retorno, sem nunca pensar em qual o valor que isso trará para a publicação ou seus leitores.

Mais frequente que não, as melhores campanhas de marketing digital da atualidade envolvem um blend (mistura) de práticas de RP e SEO. Bom conteúdo e a habilidade de falar com jornalistas, vêm do lado do RP, mas o SEO proporciona uma abordagem mais estratégica na construção de links. Isso inclui entender a autoridade dos sites, criação de textos âncora e saber se uma publicação é propensa a utilizar links de retorno. Onde o conteúdo é uma preocupação, o SEO pode sugerir palavras-chave relevantes e como estruturar um texto que cause o máximo de tráfego orgânico possível.

Utilizados em conjunto, SEO e RP podem obter resultados memoráveis – mas alguns clientes se perguntam se devem investir mais dinheiro em um ou em outro. Enquanto os dois são importantes do marketing mix e a decisão depende dos objetivos do negócio, RP e SEO combinados geralmente oferecem um retorno mais tangível. Um site tecnicamente perfeito, com um perfil de link mediano vai performar menos que um site tecnicamente mediano com um perfil de link forte. O último pode ser realizado através de PR digital eficaz, por isso para mim, faz sentido alocar mais recursos para isso.

De acordo com minha experiência, em outras partes do setor, as agências digitais estão encontrando dificuldades para recrutar talento RP adequados para apoiar suas campanhas. Muitos profissionais experientes querem permanecer em uma agência de relações públicas, onde eles têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades. Isso pode resultar em agências digitais dependentes de graduandos ou daqueles com pouca experiência, que pode ser mais difícil escrever ou colocar conteúdo.

Apesar destas mudanças, as empresas de todos os tamanhos sempre se esforçam para a exposição on-line, e agora mais estão começando a ver os benefícios PR pode trazer na garantia desses prêmios links orgânicos.

Este texto foi produzido por Martin Harris, da Agência Tank.Uk e originalmente publicado aqui. http://digitalmarketingmagazine.co.uk/online-public-relations/is-pr-the-missing-link-in-seo-strategy/4094)

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